segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Pessoas satisfeitas produzem resultados positivos

"Para ser eficaz uma pessoa precisa conhecer as forças, o modo de trabalhar e os valores das pessoas, com quem trabalha” (Peter Drucker)

As empresas precisam aprender o valor do seu quadro de pessoal. Muitas vezes os colaboradores não conseguem se desenvolver e colocar em práticas ideias que ajudariam o crescimento empresarial, pois não estão satisfeitos consigo mesmos, ou com seu ambiente de trabalho.

Precisa-se aprender que produtividade não é somente a quantidade de trabalho produzida, mas também a qualidade do trabalho realizado, e que a melhor maneira de se conseguir produtividade é através de pessoas motivadas.

O gerente é peça fundamental para que o fator humano de sua empresa desenvolva bons resultados. O gerente deve ser capaz de ajudar os colaboradores a se sentirem satisfeitos consigo mesmos, pois pessoas satisfeitas constituem a chave para obter melhores resultados. Em uma análise superficial é possível citar algumas dicas para que o gerente seja eficaz:

1. Orientar aos seus liderados, para que eles sejam capazes de traçar objetivos e executá-los de maneira eficiente e eficaz. Deve-se mostrar aos colaboradores a maneira como os objetivos serão avaliados, proporcionando melhor desempenho. Lembre-se: os objetivos iniciam o comportamento positivo e as consequências mantêm esses comportamentos.

2. Elogiar seus liderados. Procure analisar as ações que são executadas de maneira correta e elogie. Olhar nos olhos, um aperto de mão e um elogio ajudam no desenvolvimento e proporcionam satisfação ao liderado.

3. Corrigir seus liderados. Deve-se estimular o funcionário para que ele indique qual foi a sua não conformidade, dessa maneira o liderado terá evoluido no processo de aprendizagem e de melhoria continua.

O gerente têm que respeitar a evolução de seus liderados, procurando o potencial de cada um deles. Lembrando que funcionários motivados são sinônimo de crescimento e sucesso empresarial.


Escrito por Thayani Ferreira

Fonte: www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário