O administrador que faz bom uso desse tipo de inteligência é capaz de contagiar o ambiente de trabalho e influenciar profundamente nos resultados financeiros da organização
A inteligência emocional é algo que pode ser desenvolvida durante a vida toda. Servindo como base para organizar emoções e pensamentos, o objetivo é sempre se aperfeiçoar.
O administrador que faz bom uso desse tipo de inteligência é capaz de contagiar o ambiente de trabalho e influenciar profundamente nos resultados financeiros da organização, diz Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg - empresa especialista em liderança e profissionais da linha de frente, assessment e coaching.
Para ilustrar a ideia, Aldan destaca cinco motivos para usar a inteligência emocional para melhorar o desempenho profissional:
Destaque no mercado
Funcionários e líderes que permitem oportunidades de escolhas e mudanças de comportamento aprendem a gerenciar suas emoções e o estresse. Dessa maneira, conseguem manter o foco nas prioridades, otimizando os resultados.
Bom relacionamento com os colegas de trabalho
Por saber administrar as emoções, o profissional adquire a capacidade de driblar o contágio negativo, tanto os próprios, quanto dos outros, criando assim um ambiente harmonioso e suscetível a melhores lucros.
Sucesso
Estudos comprovam que as pessoas mais bem-sucedidas dentro de uma definição ampla de sucesso (não somente na esfera profissional, mas também física, espiritual, realização, conquistas e legados), detêm índices mais desenvolvidos de Inteligência Emocional. Os líderes que produzem resultados de 25 a 30% superiores à média, também têm em comum índices avançados de Inteligência emocional.
Sem datas de validade
Inteligência emocional, independentemente do esforço consciente para aprimorá-la, para a maioria das pessoas, melhora com o resultado das experiências de vida. É possível aprimorar conscientemente todos os componentes da Inteligência Emocional independente da faixa etária.
Autoconfiança
Exercitar a Inteligência Emocional também prepara o indivíduo para enfrentar com mais resiliência as inevitáveis adversidades, retrocessos e perdas na vida. A identificação, o constante aprimoramento e a aplicação de competências, forças de caráter, valores e compromissos nos permite aumentar a motivação intrínseca. Quanto maior a motivação intrínseca, maior nossa autoconfiança.
Redação, www.administradores.com, 8 de setembro de 2015, às 11h31
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