quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Antes de iniciar o trabalho, operários aprendem sobre prevenção de acidentes

Os trabalhadores que constroem um prédio próximo à Arena Pantanal, em Cuiabá, reservaram um tempo antes de iniciarem as atividades para conversar sobre a importância do trabalho seguro. Atentos às imagens de acidentes do trabalho projetadas no telão, os trabalhadores assistiram a uma palestra ministrada pelo juiz do trabalho Paulo Brescovici sobre  importância da prevenção.

Durante a palestra, os trabalhadores ouviram orientações, tiraram dúvidas e descobriram quais são os seus direitos e deveres na prevenção de acidentes. As instruções são parte das ações de conscientização do programa Trabalho Seguro, que em Mato Grosso é desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin/MT) em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra23).

Ao comentar o projeto, o presidente da Amatra, juiz Aguinaldo Locatelli, ressalta que o ciclo de palestras objetiva conscientizar trabalhadores e empregadores sobre o tema.  “A prevenção é investimento para o trabalhador. As nossas palestras visam levar o empregador a investir em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o empregado a saber da importância da utilização do equipamento”, explicou.

Várias palestras como estas estão sendo realizadas em obras da Capital e do interior, com o objetivo de disseminar junto à sociedade a importância de se prevenir os acidentes no ambiente de trabalho.

Getrin 23

Criado em 2012, o Getrin23 tem jurisdição em Mato Grosso, vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Em 2014, o grupo intensificou sua atuação em setores que apresentam grandes índices de acidentes de trabalho, como por exemplo, a construção civil. Mais de um mil trabalhadores de canteiros de obras de Cuiabá e Várzea Grande participaram de palestras sobre trabalho seguro, enfatizando, entre outros assuntos, a importância do uso efetivo e correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O Getrin 23 é presidido pelo TRT de Mato Grosso e formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas. Tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região
Data da noticia: 09/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário