“Um dia tem 24 horas, e você não pode colocar mais horas nesse dia. Porém, é possível adicionar mais vida nos seus dias” (Fernando Rosa)
Hoje, mais do que nunca, fala-se muito em gestão do tempo. Mas qual será o motivo? Será que as pessoas realmente não possuem tempo para fazer as coisas que gostam?
O problema é que o nosso ritmo de vida atual, totalmente frenético, sempre focado em resolver as coisas urgentes, nos impede de ter tempo para fazer as coisas que realmente gostamos e também nos impede de analisar aquilo que é realmente importante para a nossa vida. É como se as pessoas passassem pela vida sem perceber… e quando se dão conta, já foi.
A disciplina da gestão do tempo vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas pelo fato de ajudar na identificação do que é importante, urgente e circunstancial. Quanto maior o foco nas coisas importantes, maior a tranquilidade e serenidade na vida. Quanto maior o foco nas coisas urgentes, mais frenética será a vida das pessoas. Além disso, a gestão do tempo é totalmente beneficiada nos casos onde as pessoas sabem seu real propósito de vida.
Poderíamos dizer, então, que uma das grandes sacadas é começar por analisar o que é realmente importante na sua vida. Isso pode exigir algumas mudanças internas quando você se permitir e responder algumas perguntas, como por exemplo:
- Qual é sua missão de vida?
- Como você gostaria que sua vida estivesse daqui a 15 anos?
- Se hoje fosse o seu último dia de vida, você estaria bem consigo mesmo? Fez tudo o que tinha que fazer?
- Como você conduziria a sua vida de hoje em diante, se não tivesse mais nenhuma fonte de renda?
- Se você tivesse tempo disponível, o que você gostaria de fazer?
- O que você mais gosta de fazer na sua vida e que hoje você não está fazendo?
- Qual o motivo pelo qual muitos dos seus projetos são entregues atrasados?
Ao responder essas perguntas, você poderá fazer um retrato da sua vida atual e assim identificar se está caminhando de forma inteligente, rumo às suas metas e objetivos de vida. Percebe que colocar muito esforço e energia no que não é importante por vezes pode te fazer desviar daquilo que você realmente quer para a sua vida?
Esse é então o primeiro passo: descobrir o que é importante para você. Após isso, virá a ação, ou seja, ajustar a sua vida, reorganizar as coisas para que você consiga reduzir ao máximo aquilo que é urgente e circunstancial.
Como dizia meu grande amigo Master Coach Fernando Rosa:
“Um dia tem 24 horas, e você não pode colocar mais horas nesse dia. Porém, é possível adicionar mais vida nos seus dias”.
É isso pessoal. Torço muito para que esse artigo tenha sido útil, e que você encontre o seu coach, pois como disse Eric Schmidt, ex-CEO da Google: “Everyone needs a coach.”
Um fraternal abraço.
Fonte: www.administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário