sábado, 23 de abril de 2016

Programa de Benefícios: melhorias para profissionais e empresa

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br 

O que faz com que um profissional sinta-se estimulado a permanecer numa organização e o a apresentar um grau de comprometimento destacado - que contribua para o atingimento de resultados significativos ao negócio? Muitas organizações empenham-se em encontrar essa resposta e ela, sem dúvida alguma, pode ser expressa através de um somatório de vários fatores.

Alguns estudiosos da área corporativa dirão que o clima organizacional é o fator principal para motivar os talentos. Outros dirão que a taxa de turnover está diretamente ligada a gestão apresentada pelos líderes e alguns apontarão que as oportunidades de crescimento interno serão contribuirão para que as pessoas não migrem para a concorrência. Se pararmos para analisar cada um desses indicadores, veremos que todos possuem "seus pesos, suas medidas e suas importâncias", ou seja, exercerão influência na atração e na retenção dos talentos. Mas, o que também não podemos deixar de mencionar aqui é um fator que ainda "mexe com a cabeça" de muitos profissionais: os benefícios que passam a ter direito a partir do momento em que são contratados.

Na Kinross Brasil Mineração - uma das três principais produtoras de ouro do Brasil, localizada no Estado de Minas Gerais - a preocupação com o Programa de Benefícios já se solidificou na Gestão de Pessoas da empresa. Segundo Marcos Cangussú, diretor de Recursos Humanos a empresa se baseia em seus valores e todos os benefícios são norteados por eles. A partir desse princípio, quando um funcionário e a sua família possuem apoio em todas as suas necessidades como saúde, assistência psicológico e bem-estar, isso influencia positivamente no clima organizacional e no próprio desempenho das pessoas que integram o time da companhia. "Desde que a organização iniciou sua operação, instituímos um pacote de benefícios que ao longo dos anos foi sendo robustecido. Temos Plano de Saúde e Odontológico, Seguro de Vida, Auxílio Medicamentos, Clube Social, Kit Natal, Kit Escolar, brinquedos e celebrações alusivas ao Dia do Trabalhador, das Crianças, Fim de Ano e para os colaboradores considerados veteranos", detalhe o executivo.

Além desses atrativos, a Kinross oferece outros atrativos aos seus funcionários como os benefícios de Previdência Privada, que anteriormente eram oferecidos somente aos cargos estratégicos. Implantado desde 2010, hoje a adesão ao plano é opcional. Já em julho de 2014, lançou o Programa Benefícios e Parcerias no intuito de firmar parcerias com o comércio local, a fim de fortalecer os benefícios existentes e buscar alternativas, em que o funcionário e seus dependentes pudessem usufruir de descontos especiais junto a instituições de ensino, academias, salões de beleza, concessionárias de veículos, entre outras modalidades. Anualmente, vale destacar, as empresas parceiras participam de um evento especial dentro da empresa chamado "Feira de Benefícios", para que tenham a chance de expor seus serviços, produtos e descontos aos colaboradores e, logicamente, manterem um contato mais próximo ao público-interno da empresa.

"Em Outubro de 2014, implantamos o Programa Viver Bem que consiste no oferecimento de consultoria gratuita para todos os funcionários e seus dependentes nos pilares - Social, Jurídico, Financeiro e Psicológico. Em abril de 2015, implantamos o Programa Movimentar voltado para o acompanhamento médico, nutricional e que visa estimular as práticas esportivas", complementa o diretor de Recursos Humanos, ao enfatizar que os colaboradores têm acesso a refeições dentro da própria empresa por meio de cinco restaurantes distribuídos próximos às diversas áreas em que a companhia encontra-se localizada. A alimentação, por sua vez, é oferecida sem restrição, ou seja, as pessoas podem se servir à vontade e de acordo com o próprio apetite. Os benefícios corporativos incluem, também: transporte gratuito para todos colaboradores, o que torna o deslocamento da casa para o trabalho mais seguro e confortável.

Marcos Cangussú explica que a área de Recursos Humanos é a principal gestora do Plano de Benefícios. Entretanto, a área de Comunicação tem um papel fundamental no apoio e na divulgação, e também na organização dos eventos comemorativos da companhia, juntamente com a área de Saúde e Segurança.

POLÍTICAS DEFINIDAS - Quando indagado sobre que fatores contribuem para o êxito dessas iniciativas, o executivo diz que a empresa trabalha com políticas bem definidas a fim de estruturar todos os benefícios, a forma como são concedidos, quem são as pessoas elegíveis e o mecanismo de gestão e controle. Para realizar o acompanhamento e a gestão dessas ações, alguns programas contam com a assessoria de empresas especializadas em seu respectivo segmento, tais como o Programa Viver Bem, Plano de Saúde, Plano Odontológico, Previdência Privada e Seguro de vida. Alguns são compulsórios, outros são por adesão, porém a empresa investe em treinamentos, palestras, divulgação de informações através dos veículos de comunicação interna para levar a conscientização sobre a importância dos benefícios para os funcionários e seus dependentes.

COMUNICAÇÃO INTERNA - O Programa de Benefícios da Kinross ganha reforço adicional graças à comunicação que é estabelecida pela empresa. Nesse sentido, a companhia conta constantemente com a utilização de canais internos. "Além disso, recebemos demandas do sindicato, representantes dos funcionários, gestores e até mesmo dos próprios colaboradores em relação às necessidades coletivas. De posse dessas informações, a empresa analisa, recorre e consulta as políticas vigentes, bem como seu orçamento. Estando favorável à implantação do benefício iniciamos o planejamento e estruturamos o seu funcionamento para, em seguida, divulgar utilizando os diversos meios de comunicação e, principalmente, a comunicação direta que é realizada pelo gestor", esclarece Cangussú.

Inclusive, o diretor de RH, enfatiza que os gestores são os principais incentivadores dos Programas de Benefícios, seja através do contato no dia a dia, a comunicação face a face nos DDS (Diálogo Diário de Segurança) e na orientação individual, quando necessária. Além disso, os líderes sempre direcionam para a área de Recursos Humanos os casos específicos, ou seja, que precisam de mais atenção e cuidado, para que a equipe especializada dê condições e suporte ao solicitante.

Ao ser questionado sobre a receptividade dos funcionários em relação às iniciativas que são oferecidas Cangussú relembra os resultados obtidos a partir das pesquisas internas de clima organizacional e os depoimentos em que os colaboradores têm demonstrado a satisfação e a aceitação dos benefícios. "Sem dúvida essas práticas promovem a retenção, satisfação, motivação e, até mesmo, a atração de potenciais candidatos. Prova disso é o resultado que tivemos em outubro de 2015, quando nossa empresa se destacou no mercado e foi listada entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. O resultado dessa pesquisa nada mais é que o reflexo dos nossos programas e da valorização das pessoas, isso nos dá muito orgulho e reforça nosso compromisso e cuidado com as pessoas", comemora.

O RETORNO - Em relação ao retorno que a empresa obtém a partir do investimento dado ao Programa de Benefícios, o executivo de RH destaca como melhorias diretas a redução do turnover nos últimos anos, bem como a diminuição do absenteísmo. "Indiretamente podemos perceber nas pesquisas internas e depoimentos recebidos que o empregado se sente mais comprometido com seu trabalho e com a organização", menciona, ao complementar que quando a empresa conta com uma política de benefícios definida, estruturada e consistente consegue reter talentos e captar excelentes profissionais. Por este motivo a Kinross pretende cada vez mais fortalecer e disseminar as boas práticas para Gestão de Pessoas.

"Essa política de benefícios e os programas voltados para o bem-estar dos funcionários e de seus dependentes, é uma maneira genuína de praticar e demonstrar esse valor. O fruto disso é termos um clima organizacional que reflita a satisfação das pessoas, que promova e preserve as relações interpessoais, assegurando um ambiente em que o respeito seja de fato valorizado e todas tenham orgulho de pertencer", conclui o diretor de RH.


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