Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
A crise econômica brasileira reflete-se em todas as esferas da sociedade e uma das mais afetadas, sem dúvida alguma, é o mercado de trabalho. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) registram a queda dos postos de trabalho em vários segmentos, mas um parece que demostra sinais de "resistência" - o e-commerce, que além de seguir contratando profissionais, ainda, registra um déficit de profissionais para atuarem na área.
Para resolver esse impasse, desde 2014 a Magamobi - empresa especializada em vendas de smartphones on-line, com sede localizada em Rio do Sul, no Estado de Santa Catarina, vem investindo no desenvolvimento dos seus colaboradores que curiosamente, na sua maioria, pertencem à Geração Y. De acordo com Adriano Haroldo Hoepfner, gerente de Recursos Humanos, em um holding especialista em comércio eletrônico de celulares e smartphones, a capacitação interna ganha ainda mais força quando a opção do setor é investir jovens talentos. Apenas para ser ter uma ideia da presença dos Ys na companhia, hoje, eles integram 95% da equipe. E a direção está completamente satisfeita, pois o primeiro semestre de 2015 fechou com o índice médio de turnover em 3,46% e de absenteísmo em apenas 1,11%.
"Esta é uma geração que possui peculiaridade, tem valores e necessidades de capacitação diferenciadas quando nos reportamos para as ações com foco em Gestão de Pessoas. As ações desenvolvidas devem atender ao constante estado de mudanças e às evoluções de quem pertente à Geração Y, proporcionando assim atração e retenção dos talentos, para que esses profissionais permaneçam na organização e agreguem diferenciais ao negócio", pondera Hoepfner, ao enfatizar que também existe a questão das competências, que voltadas ao e-commerce focam na experiência do cliente, na gestão de marketing de buscas e de mídias sociais, na produção textual e imagética para on-line e em uma visão abrangente dos processos do negócio e-commerce.
Em virtude do crescente de aumento do quadro de colaboradores deste período de 2014 para cá, o desafio de engajar o time tornou-se cada vez maior. Nesse sentido, a companhia decidiu adotar ações que além de estimular o aprimoramento e o surgimento de competências técnicas e comportamentais também servissem de estímulo para atrair e evitar que os jovens talentos migrassem para outras organizações - traçando de forma preventiva iniciativas que objetivam evitar o índice expressivo da rotatividade. Na prática, explica Adriano Haroldo Hoepfner, a Magamobi optou por desenvolver ações de maneira uniforme e que envolva praticamente a totalidade dos colaboradores.
Iniciativas de Desenvolvimento - "As principais iniciativas que temos em desenvolvimento da Geração Y são o custeio de: 80% do curso de línguas, para o inglês e o espanhol - neste momento; 100% curso de pós-graduação, participação constante em cursos externos de capacitação pa
ra melhor desempenho no cargo de cada colaborador", enfatiza o gerente de RH.
Já entre os benefícios oferecidos pela organização, destacam-se o vale cultura e combustível, adoção de aulas de ginástica laboral e seguro de vida. Os critérios para que os colaboradores tenha participação nesses benefícios são apenas que eles tenham passado no período de experiência.
No campo motivacional, a empresa busca realizar viagens e festas que proporcionem o espírito de união e trabalho em equipe. "Neste momento estamos lançando o Projeto MagaInova, trata-se da união de um grupo de colaboradores com o objetivo de prover melhorias e trazer soluções desafiadoras a questões ligadas a qualquer setor da organização. A empresa estimula tanto o envolvimento individual como o trabalho de equipe, e proporciona um ambiente criativo de livre participação, respeitando os espaços e a diversidade de gênero e de estilos", complementa o executivo.
Evolução dos Talentos - Ao ser indagado sobre a forma como a área de Recursos Humanos acompanha o desenvolvimento das competências dos colaboradores, Adriano Haroldo Hoepfner cita que, até o momento, a forma mais efetiva tem sido através da observação do incremento do trabalho no dia a dia, que acontece por uma interação constante entre o gestor e a área de RH. "O colaborador tem total acesso ao gestor, ao RH e até à direção. Estamos em um processo de implantação de software para avaliação do desempenho e de desenvolvimento das competências. A metodologia que aplicaremos será a Matriz Nine Box e manteremos as duas formas de avaliação", informa.
Outra ferramenta que tem contribuído de forma expressiva para o crescimento do time é a utilização contínua do processo de feedback. Nesse sentido, a Magamobi tem conseguido identificar possíveis ausências de competências ou quedas de desempenho. Graças ao mapeado das necessidades de desenvolvimento, da orientação de comportamento adequado à realidade de empresa e da viabilidade da capacitação dos talentos que a companhia tem, ainda, conseguido outra conquista: no caso de não adequação no mesmo no cargo ou setor, a Magamobi busca uma realocação interna para os talentos, a fim de que esses não precisem ser desligados do quadro funcional.
Reflexos das Ações - Quando questionado sobre os reflexos deste conjunto de ações, o gerente de Recursos Humanos é bem objetivo ao sinalizar que as atividade diferenciadas refletem mais no sentido de agilidade na ação e na mudança constante do formato de aprendizado daqueles que formam o time Magamobi. Por outro lado, o fato de crescerem em um mundo digital, familiarizados com dispositivos móveis, comunicação em tempo real, os levam a ter uma mentalidade tecnológica e criativa, ou seja, seria inviável para a companhia tentar utilizar modelos tradicionais e manuais de capacitação e a necessidade de inovar neste quesito é, de fato, uma necessidade. Além disso, como a Geração Y tem valores e necessidades de capacitação diferenciadas, as ações desenvolvidas devem atender ao constante estado de mudanças e evoluções desse jovens que possuem peculiaridades de comportamento, inclusive quando pensam no quesito "carreira"
Por último, Adriano Haroldo Hoepfner, faz um resumo dos planos da Magamobi para os próximos cinco anos quando se refere à Gestão de Talentos. "Iremos sempre buscar o que há de mais inovador nos conceitos e forma de capacitação, aplicando os conceitos de RH que buscam o desenvolvimento constante dos colaboradores. Queremos alcançar uma receita bruta superior a um bilhão de reais e, para tanto, a equipe deve estar alinhada à nossa visão e missão e trabalhando com foco nos nossos valores. Sabemos que devemos dobrar a equipe de tamanho nesse período e temos um longo caminho a percorrer com as políticas implementadas como Cargos e Salários, Participação de Resultados, Programa de Desenvolvimento Individual, aprimorar o clima organizacional, a comunicação interna. Mas faremos isso do jeito Magamobi, inovador como a geração Y, e não da forma habitual", conclui.
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