domingo, 18 de outubro de 2015

Uma ação capaz de dar um novo rumo à Gestão de Pessoas

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Tornou-se inegável que o futuro e o sucesso de uma organização estão diretamente relacionados tanto ao desempenho como à entrega que os colaboradores oferecem à empresa. Essa, por sua vez, necessita estimular o aprimoramento e o surgimento tanto de competências técnicas quanto comportamentais dos seus profissionais, a fim de que eles possam dar o respaldo necessário ao negócio. Mas como isso pode ser realizado de maneira prática? Não existe uma "receita de bolo" que possa ser adotada por todas as companhias, mas há algumas que seguem as diretrizes que permeiam as trilhas das universidades corporativas.

Esse é o caso do Grupo Kroton, organização que atua no segmento de educação básica e de ensino superior e que hoje conta com mais de 18 mil profissionais, 130 unidades de ensino presencial e 726 polos de graduação de EAD (Educação à Distância) credenciados pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura. De acordo com o diretor de Recursos Humanos do Grupo Kroton, Fabio Sampaio Lacerda, o crescimento da companhia foi tão expressivo nos últimos anos que os dirigentes sentiram a necessidade de criar objetivos em comum para unificar a missão, a visão e os valores da instituição.

Contudo, como existia uma população de colaboradores internos descentralizada com um altíssimo nível de exigência a Universidade Corporativa foi o caminho que mais se adequava para atender às expectativas tanto do Grupo Empresarial quantos dos talentos que formavam os times que davam a engrenagem necessária para a companhia existir. "Um dos grandes desafios da Universidade Corporativa Kroton foi envolver o público docente e criar um interesse nas atividades e conteúdos ofertados. Além disso, criar oportunidades de capacitação para outros stakeholders, como os polos, por exemplo. Em outras palavras, construir uma Universidade Corporativa para todos", esclarece o executivo, ao acrescentar que a UK tem seus trabalhos conduzidos tanto pela área de Recursos Humanos e Empregabilidade quanto pelo setor de Treinamento e Desenvolvimento.

Bagagem de Conhecimento - Atualmente, a Universidade Corporativa Kroton disponibiliza mais de 150 cursos, entre EAD e presenciais, que permeiam o que é feito, o como é realizado, e o como mobiliza a empresa - cultura organizacional. "Todos os colaboradores podem acessar ao portal Universidade Kroton, onde são disponibilizados os cursos online, tanto abertos ao público em geral, como para um grupo específico. Além disso, também temos ações de capacitação para nossos polos. Igualmente, temos programas específicos de desenvolvimento e aceleramento de carreira para formação de nossos líderes. Os cursos presenciais são voltados à formação mais comportamental ou temas técnicos de acordo com os direcionadores estratégicos e as competências organizacionais", complementa Fabio Sampaio Lacerda, ao lembrar que os treinamentos presenciais sempre acontecem em horário de expediente e que ao concluírem suas formações presenciais, os colaboradores recebem certificados por participação e para aquelas que possuem avaliações (presenciais e online) também são conferidas certificação a partir da média mínima da nota atingida pelo treinando.

Acompanhamento da Aprendizagem - Segundo Alessandra Neves, gerente de Treinamento & Desenvolvimento da Kroton, Constantemente, o departamento de Recursos Humanos acompanha o processo de aprendizagem dos colaboradores. "Isso acontece mediante acompanhamento nas áreas, certificações, pesquisas de reação, satisfação da formação, ou seja, todos os indicadores que temos na área de Treinamento & Desenvolvimento, para identificar como os colaboradores estão evoluindo no seu desenvolvimento e no engajamento, que deve refletir na performance. Agora defendemos que mais que o RH, este também é um papel compartilhado do gestor", explica, ao enfatizar que certamente, um dos papéis da UK é ter as pessoas capacitadas e engajadas para a entrega do presente e a garantia do futuro da organização. Dessa maneira, a sua capacitação deve habilitá-la a melhorar sua performance e com a avaliação da meritocracia do colaborador é possível que a pessoa venha a ter reais chances de desenvolvimento na empresa.

Parcerias valiosas - Para investir no desenvolvimento dos talentos internos, o Grupo Kroton firmou parceira com consultorias externas, dentre elas a People + Strategy que auxiliou o Grupo Empresarial em vários momentos. O primeiro deles foi durante a construção da missão, da visão e dos valores organizacionais que formam o DNA, ou seja, a base da a cultura organizacional.

"Posteriormente, a consultoria nos auxiliou com as definições de competências organizacionais da companhia e na estruturação e governança da Universidade Corporativa Kroton, cujo objetivo, entre outros, é o de disseminar nossa cultura e formar os colaboradores em nossas competências. Além disso, a parceria também nos apoiou com o ciclo de avaliação de desempenhos dos lideres da empresa, que serviu como norteador para o desenho de formação dos nossos lideres. Ou seja, ajudou a direcionar os esforços da Universidade Kroton na consecução de seu objetivo", condensa Alessandra Neves.

Um dos momentos relevantes desta atividade foi a analise o cenário mercadológico da empresa - momento em que a consultoria apresentou um diagnóstico e propostas de ações. A primeira delas foi a realização de seis workshops com toda a liderança corporativa. A ideia era compreender as diferentes prioridades e estratégias que havia em cada unidade. "Essa etapa foi muito importante para avaliarmos as divergências de ideais que havia em cada administração e fomentar, em conjunto, os propósitos que passariam a guiar as estratégias do grupo", relembra Fabio Sampaio de Lacerda, diretor de Recursos Humanos e Empregabilidade.

A partir desses workshops, por exemplo, foi possível definir a nova visão, missão e valores do grupo. A missão estabelecida tornou-se desafiadora e inspiradora: melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável e de qualidade, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento de seus projetos de vida. A visão passou a ter características engajadoras: ser referência em educação, atuando de forma inovadora e sustentável, e a melhor escolha para estudar, trabalhar e investir, líder nos mercados onde atua. E, como alicerces da missão e da visão, foram definidos os valores que devem nortear todas as atitudes dos profissionais da Kroton, em um conjunto sintético, mas de extrema relevância:

- Paixão por educar.
- Respeito às pessoas.
- Honestidade e responsabilidade.
- Fazer acontecer.
- Foco em geração de valor sustentável.
- Trabalhar e aprender juntos.

" Definir os conteúdos da missão, da visão e dos valores não é suficiente, pois é preciso comunicá-los, transmiti-los para todos os colaboradores para que possam cumprir seus papéis de referenciais mobilizadores. Para isso, as lideranças de todas as unidades se mobilizaram com o compromisso de compartilhar estes conteúdos no que foi chamado o Dia D. Neste dia, as 130 unidades, 37.000 colaboradores, receberam e compartilharam a nova missão, visão e os valores da Kroton, na voz de seus líderes", conclui o executivo.

Fonte: www.rh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário