O mundo corporativo está repleto de casos de funcionários que citaram a companhia em que trabalham, de forma negativa ou em comentários descuidados, em redes sociais e blogs. No universo das micro e pequenas empresas, isso também acontece.
Conforme o posicionamento do empregado, é possível demiti-lo por justa causa, segundo o advogado especialista em direito empresarial Denys Capabianco. O funcionário, no entanto, pode entrar na Justiça --e ganhar a causa--, ressalta.
Mas é possível minimizar os riscos. Um deles é elaborar um manual com código de conduta para os funcionários.
Segundo Capabianco, o empresário deve elaborar o documento em duas vias --uma, com a assinatura do empregado, fica em poder da companhia; outra deve ser dada ao funcionário. "É aconselhável deixar o código fixado no mural da empresa", orienta o especialista.
No limite, se o empresário não estiver seguro quanto à opinião dos funcionários e a repercussão na internet, vale incluir entre as recomendações uma que proíbe a menção da empresa em redes sociais e blogs.
Para a advogada Patricia Peck Pinheiro, especialista em direito digital, que defende a elaboração de um código de conduta, a empresa deve estimular o "uso ético, seguro e legal" das novas tecnologias.
Segundo Pinheiro, a empresa deve oferecer ainda treinamento ao funcionário.
"[O empregado] não tem como saber qual a política da empresa, a conduta esperada, se não tiver sido orientado", avalia.
fonte: http://www.visaoreal.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário