terça-feira, 19 de maio de 2015

Empresa deve ter código de conduta para blogs e redes sociais

O mundo corporativo está repleto de casos de funcionários que citaram a companhia em que trabalham, de forma negativa ou em comentários descuidados, em redes sociais e blogs. No universo das micro e pequenas empresas, isso também acontece.

Conforme o posicionamento do empregado, é possível demiti-lo por justa causa, segundo o advogado especialista em direito empresarial Denys Capabianco. O funcionário, no entanto, pode entrar na Justiça --e ganhar a causa--, ressalta.

Mas é possível minimizar os riscos. Um deles é elaborar um manual com código de conduta para os funcionários.

Segundo Capabianco, o empresário deve elaborar o documento em duas vias --uma, com a assinatura do empregado, fica em poder da companhia; outra deve ser dada ao funcionário. "É aconselhável deixar o código fixado no mural da empresa", orienta o especialista.

No limite, se o empresário não estiver seguro quanto à opinião dos funcionários e a repercussão na internet, vale incluir entre as recomendações uma que proíbe a menção da empresa em redes sociais e blogs.

Para a advogada Patricia Peck Pinheiro, especialista em direito digital, que defende a elaboração de um código de conduta, a empresa deve estimular o "uso ético, seguro e legal" das novas tecnologias.

Segundo Pinheiro, a empresa deve oferecer ainda treinamento ao funcionário.

"[O empregado] não tem como saber qual a política da empresa, a conduta esperada, se não tiver sido orientado", avalia.

fonte: http://www.visaoreal.com.br/

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