quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Como o seu lugar no escritório influencia a produtividade.

O lugar onde você senta no escritório — mais especificamente, sua posição física em relação aos colegas — pode impactar seu desempenho no trabalho. De acordo com um estudo da consultoria Cornerstone OnDemand e de pesquisadores da Harvard Business School, a proximidade com outros profissionais com perfis complementares é capaz de tornar equipes mais produtivas.
A pesquisa analisou dados de dois mil funcionários de uma empresa de tecnologia com presença nos EUA e na Europa, ao longo de dois anos. Os profissionais tiveram sua performance medida de acordo com três indicadores: produtividade, ou quanto tempo o funcionário demora para completar uma tarefa; eficiência, ou quantas vezes ele precisa que seu trabalho seja resolvido por outras pessoas; e qualidade, que é o nível de satisfação com a entrega.
De acordo com os pesquisadores, um profissional altamente produtivo é mais rápido do que a média, mas ele também entrega um trabalho com qualidade menor. Já um profissional focado em qualidade é mais lento, mas obtém resultados melhores. Essas características influenciam aqueles ao redor: a presença de um profissional mais produtivo pode aumentar em 8% a produtividade daqueles que sentam próximos a ele. No caso da eficiência, esse incremento chega a 16%.
Esse efeito “contagiante”, no entanto, se mostrou mais intenso quando os profissionais de perfis complementares tiveram contato constante. O estudo mostrou que os melhores resultados vieram quando profissionais altamente produtivos sentaram próximos a profissionais focados em qualidade, enquanto aqueles considerados “generalistas”, ou dentro da média, trabalham melhor quando ficam juntos.
Essa configuração, diz o relatório, resultou em um aumento de 13% em produtividade e 17% em eficiência. O estudo identificou ainda que os efeitos de “contágio” existem também em aspectos negativos, como comportamento ruim ou antiético.
Para Dylan Minor, professor assistente da Harvard Business School e um dos coautores da pesquisa, as empresas podem desenvolver uma estratégia para impulsionar o desempenho com base na disposição dos escritórios. “O espaço físico é algo que as companhias podem administrar sem grandes custos, e que deveria ser encarado como um recurso importante para aumentar os retornos do capital humano”, diz Minor.

Fonte: Valor Econômico, por Letícia Arcoverde, 03.08.2016

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