E nesse contexto, pode-se definir, então, o que vem a ser o Marketing Pessoal - É a apresentação de um indivíduo, de suas capacidades pessoais e profissionais, ou seja, é um conjunto de atitudes que o profissional pode desenvolver para "vender" sua imagem, de forma que o mercado se interesse por ele, por suas habilidades e capacidades e tenha interesse em retê-lo no ambiente organizacional.
Em Marketing Pessoal não se fala somente de aparência, pois de nada adianta o produto ser atrativo e agradável por fora, se é o seu conteúdo que o faz não for desejado pelo mercado.
No cenário atual, cada vez mais competitivo e com profissionais capacitados, a utilização de técnicas de Marketing Pessoal torna-se uma necessidade profissional. É preciso algo que vai além de profissionalismo, criatividade e cumprimento de metas, é necessário diferenciar-se para ser notado, valorizado e reconhecido. Estar bem preparado, com certeza será um diferencial. Um produto bom em todos os aspectos está sempre em evidência na vitrine e é desejado por todos.
Desenvolver uma estratégia de Marketing Pessoal, entretanto, não é uma tarefa fácil. Ao desenvolver uma estratégia errada do Marketing de um produto, pode ocorrer prejuízo para a empresa que o criou, remoção do produto do mercado ou substituição do mesmo. Já no caso de uma estratégia errada de Marketing Pessoal, não é tão fácil assim, uma vez que o produto a ser vendido é VOCÊ!
Sendo assim, as técnicas de Marketing Pessoal tornam-se uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer profissional que queira alcançar o sucesso, um bom posicionamento e destaque no mercado.
Veja algumas estratégias:
Capacidade de Comunicação - Fale corretamente, de forma clara e objetiva, sem vícios de linguagem. Olhe nos olhos. Saiba ouvir e manter o tom de voz adequado.
Atitude física e postura - A atitude física e a postura são formadoras da imagem que você transmite. Mantenha uma postura correta e tenha expressividade. Qualquer deslize de comportamento pode comprometer sua imagem.
Cuidados com a aparência - A primeira impressão de uma pessoa é formada pela aparência. Assim como os publicitários preocupam-se em construir uma embalagem atrativa e verdadeira, é necessário preocupar-se com o seu visual, mantendo uma aparência que evidencie verdadeiros valores.
Sua marca pessoal - Você tem um ponto forte? Aquele que sempre destacam quando falam de você? Foque nesse "ponto marcante". Faça-o sua marca registrada, que ficará reconhecida e desejada associada a outras qualidades que você possui.
Resultados - Procure sempre entregar um resultado superior ao esperado. Superar expectativas com qualidade máxima. E se lembre: você sempre pode mais!
Envolvimento e Comprometimento - Seja envolvido e comprometido em tudo o que faz. Nem sempre é possível fazer apenas aquilo que se gosta. Faça as coisas da melhor maneira e será reconhecido pelo seu trabalho.
Conhecimento - Atualizar-se somente não basta. Procure produzir novos conhecimentos. Tenha atitude e as coloque em prática.
Humildade - Se acha que já sabe tudo, tome cuidado. Esteja em constante aprendizagem, aberto a novos conhecimentos e aceite receber e admitir falhas. Pondere/releve comentários que considere desnecessários. Seja maduro e não crie conflitos.
Recentemente assisti a um vídeo do Professor André Ortiz, sobre os "10 mandamentos do Marketing Pessoal", que compartilho com você:
1. Deixe "pegadas"; um legado.
2. Busca de conhecimento contínuo.
3. Ser lembrado.
4. Estar motivado, indicar caminhos para seus liderados.
5. Encante, surpreenda, supere expectativas.
6. Seja um formador de opinião, influencie outras pessoas.
7. Seja maduro, solucione conflitos sem armar confusões.
8. Crie empatia, elogie, reconheça, dê méritos.
9. Seja otimista, entusiasta.
10. Seja paciente.
O que você está fazendo para alcançar seus objetivos e se destacar no mercado? Quais estratégias de Marketing Pessoal você já utiliza e quais precisam ser aprimoradas?
Reflita sobre o assunto e comece hoje mesmo a delinear seu plano de Marketing Pessoal. E se lembre - O Marketing Pessoal deve ser continuamente desenvolvido, revisado e repensado, pois o mercado está em constante evolução, exigindo adaptações e mudanças rápidas. "Marketing Pessoal não é criar uma imagem falsa de si mesmo, é antes de tudo reconhecer suas fraquezas e investir em seus pontos fortes".
Por Marcela Xavier Tereza de Mello.
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