Empresas reconhecidas pela qualidade da gestão de pessoas e consideradas bons lugares para se trabalhar apresentam ações com resultados melhores do que outras de capital aberto, segundo um estudo do site americano de avaliações de empresas Glassdoor. O levantamento, com dados de quatro anos, explorou as relações entre cultura corporativa e a performance das ações de empresas de capital aberto.
O site conduziu três estudos que compararam o desempenho de ações de empresas no ranking dos 50 melhores lugares para trabalhar do Glassdoor e na lista de 100 melhores empresas para trabalhar da revista "Fortune" com o de outras companhias do mercado de ações global. Também foi avaliado se a presença na lista do Glassdoor afeta os preços de ações no curto prazo, e se más avaliações no site estão associadas a retornos mais baixos.
Entre 2009 e 2014, as empresas bem avaliadas por funcionários tiveram desempenho superior ao índice S&P 500, chegando a uma performance 122,3% melhor na comparação. Já as companhias que reuniam opiniões ruins de seus funcionários tiveram desempenho 29,5% pior do que o índice no mesmo período.
Para o economista-chefe da Glassdoor, Andrew Chamberlain, a pesquisa mostra uma ligação econômica significativa entre ativos intangíveis, como a satisfação dos empregados, e o desempenho no mercado de ações. “Como qualquer ativo financeiro, um capital humano satisfeito e engajado é um atributo corporativo altamente valorizado", diz.
Fonte: Valor Econômico, por Edson Valente, 13.03.2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário